terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pilares do diálogo segundo Paulo Freire

UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2  Turma: T-31 - Química
Aula 03 – Pilares do Diálogo segundo Paulo Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos

Cursista: Elis Cristina Chagas Gomes  Data: [26/11/2013]

OS PILARES DO DIÁLOGO SEGUNDO PAULO FREIRE

A importância do diálogo na educação é indiscutível.  Todos os educadores concordam com isso, mas para um educador em  particular ele era uma pedra fundamental. Para Paulo Freire “o diálogo é um instrumento de libertação”, com uma importância  ideológica e política.  A educação dialógica freiriana se opõe à concepção educacional bancária, de simples transferência de conhecimentos, e valoriza a participação autônoma dos estudantes na construção de seus percursos de aprendizagem. Para ele a educação possui cinco pressupostos que norteiam a comunicação educador-educando: “amor, humildade, fé nos homens, esperança e, um pensar crítico.”
De acordo com Freire (2006, p. 91): “Não há diálogo se não há um profundo AMOR ao mundo e aos homens”. O autor compreende o querer bem aos educandos como algo que dá sentido à prática educativa. É o AMOR que faz do educador um formador, mais do que um treinador ou transferidor de saberes.
O segundo fundamento da educação dialógica, representa a aceitação do outro, a capacidade de ouvir e um profundo respeito por suas idéias e pensamentos mútuos. Nesse tipo de interação, a auto-suficiência dá lugar à HUMILDADE, o que significa estar aberto às contribuições do outro.
De acordo com Freire (2006), o diálogo também envolve FÉ NOS HOMENS: “... fé no seu poder de fazer e de refazer. De criar e recriar. Fé na sua vocação de ser mais, que não é privilégio de alguns eleitos, mas direito dos homens” (p. 93).
Para o autor a ESPERANÇA está na própria essência da imperfeição dos homens, levando-os a uma eterna busca. Uma busca que se instala na comunicação entre as pessoas. Na visão de Paulo Freire, o ser humano se encontra num estado de permanente construção, a qual não pode ser feita isoladamente, mas no diálogo entre os homens. Assim, o princípio da esperança ressalta da inquietação e da consciência de que todos podem contribuir no processo de construção de saberes. É, pois, a solidariedade construtiva do aprendizado coletivo.
Por último, Freire (2006) defende O PENSAR CRÍTICO como um requisito indispensável à educação dialógica. Os indivíduos envolvidos no diálogo devem exercitar uma reflexão sobre a realidade que os cerca em uma atitude de não conformidade. De acordo com Freire (2006), essa postura crítica consiste em uma atitude de perceber a realidade como processo dinâmico e não como um produto, algo acabado.
Ao transpô-los a EAD perceberemos que eles são capazes de diminuir as distâncias entre os educadores e educando. Pois motivam o aluno, apoiam sua autonomia e sua confiança no professor.

Um abraço!


Um comentário:

  1. Elis,
    É verdade quando você relata que quando transpomos a Educação à Distância relacionadas aos pilares de Paulo Freire, diminuímos à distância entre nós educadores e nossos educandos.Muita sensibilidade de sua parte fazer essa relação !
    Abraços
    Regina Célia

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