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Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2 Turma: T-31 - Química
Aula 03 – Pilares do
Diálogo segundo Paulo Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Elis Cristina Chagas Gomes Data: [26/11/2013]
OS PILARES DO DIÁLOGO SEGUNDO PAULO FREIRE
A importância do diálogo na educação é indiscutível. Todos os educadores concordam com isso, mas
para um educador em particular ele era
uma pedra fundamental. Para Paulo Freire “o diálogo é um instrumento de libertação”,
com uma importância ideológica e
política. A educação dialógica freiriana
se opõe à concepção educacional bancária, de simples transferência de
conhecimentos, e valoriza a participação autônoma dos estudantes na construção
de seus percursos de aprendizagem. Para ele a educação possui cinco
pressupostos que norteiam a comunicação educador-educando: “amor, humildade, fé
nos homens, esperança e, um pensar crítico.”
De acordo com Freire (2006, p. 91): “Não há diálogo se não há um
profundo AMOR ao mundo e aos homens”. O autor compreende o querer bem aos
educandos como algo que dá sentido à prática educativa. É o AMOR que faz do
educador um formador, mais do que um treinador ou transferidor de saberes.
O segundo fundamento da educação dialógica, representa a aceitação do
outro, a capacidade de ouvir e um profundo respeito por suas idéias e
pensamentos mútuos. Nesse tipo de interação, a auto-suficiência dá lugar
à HUMILDADE, o que significa
estar aberto às contribuições do outro.
De acordo com Freire (2006), o diálogo também envolve FÉ NOS HOMENS:
“... fé no seu poder de fazer e de refazer. De criar e recriar. Fé na sua
vocação de ser mais, que não é privilégio de alguns eleitos, mas direito dos
homens” (p. 93).
Para o autor a ESPERANÇA está
na própria essência da imperfeição dos homens, levando-os a uma eterna busca.
Uma busca que se instala na comunicação entre as pessoas. Na visão de Paulo
Freire, o ser humano se encontra num estado de permanente construção, a qual
não pode ser feita isoladamente, mas no diálogo entre os homens. Assim, o
princípio da esperança ressalta da inquietação e da consciência de que todos
podem contribuir no processo de construção de saberes. É, pois, a solidariedade
construtiva do aprendizado coletivo.
Por último, Freire (2006) defende O PENSAR CRÍTICO como um requisito
indispensável à educação dialógica. Os indivíduos envolvidos no diálogo devem
exercitar uma reflexão sobre a realidade que os cerca em uma atitude de não
conformidade. De acordo com Freire (2006), essa postura crítica consiste em uma
atitude de perceber a realidade como processo dinâmico e não como um produto,
algo acabado.
Um abraço!
Elis,
ResponderExcluirÉ verdade quando você relata que quando transpomos a Educação à Distância relacionadas aos pilares de Paulo Freire, diminuímos à distância entre nós educadores e nossos educandos.Muita sensibilidade de sua parte fazer essa relação !
Abraços
Regina Célia