segunda-feira, 28 de outubro de 2013

AÇÕES DE UM TUTOR

UFC - Universidade Federal do Ceará 
Instituto UFC Virtual 
Pró-Reitoria de Pós-Graduação 
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2 Turma: T-31 - Química 
Aula 01 - PONTO DE PARTIDA -  As ações didáticas que  tutores devem desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina. 
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 

Cursista: Elis Cristina Chagas Gomes  Data: [28/10/2013] 


Como podem ver iniciei essa postagem pelas ações necessárias aos alunos da educação à distancia. Mas de quem eu quero realmente falar é do tutor a distância. E quero destacar dentre as vária ações que temos que realizar cinco:
I - Mediar o conteúdo: o papel do professor é fundamental para esclarecer e tirar as duvidas dos alunos, assim como demonstrar que acredita no potencial deles.
II- Auxiliar os alunos na resolução das atividades: está a disposição para ajudar e apoiar é fundamental.
III- Avaliar o aluno: avaliar, orientar, corrigir, sugerir caminhos, mas principalmente fazer o aluno se enxergar.
IV- Preparar aulas presenciais: planejar as aulas com compromisso e dedicação. Afinal, não posso cobrar aquelo que eu não faço.
V- Promover a interação e aprendizagem colaborativa: fazer o alunos não apenas participar, mas interagir com os colegas é essencial para o seu desenvolvimentos.
E isso deve acontecer no inicio, durante e no final de cada disciplina.




TUTORA PELA PRIMEIRA VEZ

Pra falar a verdade sempre quis ser tutora, pois desde de cedo aprendi a respeitar o ensino à distância. Só que eu o conhecia apenas superficialmente.
Foi durante o mestrado que um professor me disse que eu tinha perfil para tutora insistiu para que eu me inscrevesse no curso de tutoria. Fiquei bastante eufórica com o convite, e lá mesmo tive a certeza que aquilo era para mim.
Contudo, a realidade se mostrou bem diferente.
A primeira disciplina que peguei foi inorgânica teórica, não que seja um disciplina difícil. Mas ela precisa de um pouco mais de disciplina e dedicação. Porém, era o que mais faltava naqueles alunos. 
Acho que não era falta de vontade, mas falta de orientação sobre como estudar. 
A educação a distância é a nova panaceia da educação, entretanto ela exige disciplina, compromisso e muita dedicação. Principalmente, daqueles alunos que vinham com um ensino deficitário.
Iniciamos a turma com 9 alunos, porém só concluíram 7. 
A principio me senti muito culpada, mas com o decorrer do tempo percebi que por mais incentivo e motivação que damos aos alunos, para alguns a educação a distancia é tão ou mais desafiadora que a convencional.